Thursday, July 19, 2007

Eneagrama


Segundo o Eneagrama, existem 9 paixões ou fixações. Temos todos um pouco de cada uma delas, dependendo da situação. Porém, cada um de nós desenvolveu uma delas. Inicialmente foi uma virtude que escolhemos para conseguirmos ser amados e aceitos. Com a compulsão no uso, nasceu um lado negativo, vicioso. A raiva, em si, é natural, porém a raiva constante e reprimida gera frustração consigo mesmo e com o mundo.

IRA - Ela nasce da busca da perfeição. Ficamos com raiva por tudo não ser perfeito. Buscamos a perfeição em nós e nos outros como o bem maior. Assim, o E1 é minucioso, cuidadoso e crítico.

ORGULHO - Ele nasce do esquecimento das nossas necessidades. Queremos ajudar, ser bons, não precisamos de nada. Não sabemos nem pedir. O E2 é prestativo, compreensivo e paciente em aguardar o sucesso.

VAIDADE - Nasce do desejo de sermos admirados pelo que fazemos. Nem sabemos quem somos, sentimos que os outros só nos amam se temos sucesso. O E3 é a imagem do sucesso, e demonstra.

INVEJA - Nasce porque percebemos a beleza nas outras pessoas e não conseguimos perceber a nossa. Somos sensíveis, profundos e invejamos a "beleza" dos outros. O E4 é "diferente", vive no passado.

AVAREZA - Nasce porque temos medo de perder o que temos e ficarmos vazios. O que temos é precioso; conhecimento, afeição, não só dinheiro. O E5 é solitário, estudioso, técnico e observador.

MEDO - Nasce porque percebemos o mundo como um lugar cheio de perigos e de conspirações. Se não nos dizem algo, deve ser porque tem algo que pode nos ameaçar. O E6 é desconfiado, leal e vigilante.

GULA - Nasce do medo da "abundância" acabar. Como somos especiais, merecemos mais de tudo que é bom. A comida é o item mais mal interpretado neste caso. O E7 é genial, é o máximo!

LUXÚRIA - Nasce da nossa necessidade de adrenalina. Queremos ser notados, respeitados. Queremos controlar tudo e todos. O E8 é confrontador, defende os fracos, vê as pessoas como alvos.

INDOLÊNCIA - Nasce de nos sentirmos completos. Se estivermos em harmonia com o universo sempre alguém cuidará de nós. O E9 é mediador, evita confrontos, todo mundo se preocupa demais!

Teste em português

Aqui tem um teste mais completo, mas está em inglês...

Teste em inglês

O meu deu o número 09 no em português, e no inglês deu número 07...
E vc? Qual seu número?

5 comments:

Carla Stanislau said...

Nossa Patri, estudei isso na faculdade! Para saber aplicar o eneagrama na empresa, entre os funcion�rios, enfim... Para a vida profissional. Nem me lembro mais qual n�mero sou. Depois vou fazer o teste e ver.
Bj�ks.

Regiane said...

Que legal, vou fazer!! bjs

mperri said...

Patri -
corre lá no meu blog que tem uma brincadeirinha pra você fazer!
Beijos!

LuHarada said...

aí aí já escutei sobre isso.. ia fazer um curso mas ae não deu...
vou tentar fazer depois hehehe... aí lindo o lol abaixoo nhak nhak
Bjokassssssssss

Carol Villaça said...

Patri querida vc é rockin' girl blogger!! vai lá n o meu blog
bjusssssss